Objeto de Estudo

O curso de Bacharelado em Tecnologias Digitais nasce a partir de uma visão interdisciplinar entre as áreas de Informática, Comunicação e Artes. Essa visão possibilita a formação de um profissional preparado para atuar em diversas áreas na Indústria Criativa. O curso possui uma visão sistêmica das tecnologias digitais, proporcionando ao acadêmico um entendimento mais amplo sobre as particularidades técnicas, as possibilidades criativas e as oportunidades de negócio do mundo digital.

Campo de Atuação

O egresso do curso tem possibilidades de inserção profissional em praticamente todas as áreas da Indústria Criativa: no design e na produção de jogos digitais, no design instrucional e na produção de objetos de aprendizagem, em produtoras de mídia e conteúdo digital (online e offline), em produtoras de vídeo e de áudio, em empresas de desenvolvimento e criação de aplicações (web, mobile, em realidade virtual e realidade aumentada), em estúdios de animação, em produções artísticas com ênfase em tecnologias, na direção técnica em agências de publicidade e propaganda, em empresas de criação de software, em indústrias de entretenimento e programação visual em diversas áreas, entre tantas outras possibilidades de criação e produção no mundo digital.

Coordenador(a)

Marcelo Luís Fardo

O que faz

Devido a natureza interdisciplinar do curso a na sua proposta voltada à criação para o mundo digital, o bacharel em Tecnologias Digitais se destaca como um profissional diferenciado no mercado, capaz de dialogar com as mais variadas áreas do conhecimento dentro da Indústria Criativa e de compreender como essas áreas se articulam, o que proporciona um grande diferencial no mundo contemporâneo. Além de poder atuar nos diferentes campos de atuação citados, na indústria tradicional ou na indústria criativa, o egresso também é estimulado a empreender, utilizando as tecnologias para explorar os novos mercados e as novas oportunidades de negócio que surgem a todo momento no mundo digital. 

Estrutura Curricular

Leitura e Escrita na Formação Universitária
60h
Virtual
Pré-requisitos
Métodos de Estudo em Tecnologia
40h
Presencial
Pré-requisitos
  • Leitura e Escrita na Formação Universitária
Desenvolvimento do Raciocínio Lógico em Programação
60h
Presencial
Pré-requisitos
História das Artes Visuais I
60h
Presencial
Pré-requisitos
Laboratório de Áudio e Vídeo
120h
Presencial
Pré-requisitos
  • Métodos de Estudo em Tecnologia
  • Projeto Temático I em Tecnologias Digitais
Projeto Temático I em Tecnologias Digitais
40h
Presencial
Pré-requisitos
  • Métodos de Estudo em Tecnologia
  • Laboratório de Áudio e Vídeo
Infraestrutura Tecnológica
60h
Presencial
Pré-requisitos
História da Arte no Século XX
60h
Presencial
Pré-requisitos
Fotografia e Edição Digital de Imagens
60h
Presencial
Pré-requisitos
Ilustração Digital
60h
Presencial
Pré-requisitos
Criação na Cultura Digital I
60h
Presencial
Pré-requisitos
Projeto Temático II em Tecnologias Digitais
40h
Presencial
Pré-requisitos
  • Fotografia e Edição Digital de Imagens
  • Ilustração Digital
Universidade e Sociedade
60h
EAD
Pré-requisitos
Algoritmos
90h
Presencial
Pré-requisitos
  • Métodos de Estudo em Tecnologia
Ilustração Digital Aplicada
60h
Presencial
Pré-requisitos
  • Ilustração Digital
Criação em Hipermídia
60h
Presencial
Pré-requisitos
  • Desenvolvimento do Raciocínio Lógico em Programação
Criação na Cultura Digital II
60h
Presencial
Pré-requisitos
  • Criação na Cultura Digital I
Projeto Temático III em Tecnologias Digitais
40h
Presencial
Pré-requisitos
  • Ilustração Digital Aplicada
  • Criação em Hipermídia
  • Projeto Temático II em Tecnologias Digitais
Seminários de Pesquisa
30h
EAD
Pré-requisitos
Geometria Analítica
30h
Presencial
Pré-requisitos
Semiótica Aplicada
60h
Presencial
Pré-requisitos
Programação Estruturada
90h
Presencial
Pré-requisitos
  • Algoritmos
Modelagem em 3D
60h
Presencial
Pré-requisitos
Animação em 3D
60h
Presencial
Pré-requisitos
Projeto Temático IV em Tecnologias Digitais
40h
Presencial
Pré-requisitos
  • Modelagem em 3D
  • Animação em 3D
  • Projeto Temático III em Tecnologias Digitais
Ética
30h
Presencial
Pré-requisitos
Álgebra Linear
30h
Presencial
Pré-requisitos
  • Geometria Analítica
Programação Orientada a Objetos
60h
Presencial
Pré-requisitos
  • Programação Estruturada
Bancos de Dados
60h
Presencial
Pré-requisitos
  • Algoritmos
  • Programação Estruturada
Interface Humano-Computador
60h
Presencial
Pré-requisitos
  • Programação Orientada a Objetos
Game Design I
60h
Presencial
Pré-requisitos
  • Programação Estruturada
Projeto Temático V em Tecnologias Digitais
40h
Presencial
Pré-requisitos
  • Interface Humano-Computador
  • Projeto Temático IV em Tecnologias Digitais
  • Game Design I
Epistemologia
60h
Virtual
Pré-requisitos
Computação Gráfica
60h
Presencial
Pré-requisitos
  • Programação Orientada a Objetos
  • Álgebra Linear
Fundamentos de Engenharia de Software
60h
Presencial
Pré-requisitos
  • Programação Orientada a Objetos
Programação Web
60h
Presencial
Pré-requisitos
  • Programação Orientada a Objetos
Game Design II
60h
Presencial
Pré-requisitos
  • Game Design I
Projeto Temático VI em Tecnologias Digitais
40h
Presencial
Pré-requisitos
  • Fundamentos de Engenharia de Software
  • Projeto Temático V em Tecnologias Digitais
  • Game Design II
Programação para Dispositivos Móveis
60h
Presencial
Pré-requisitos
  • Bancos de Dados
  • Programação Orientada a Objetos
Corpo e Tecnologias Digitais
60h
Presencial
Pré-requisitos
Realidade Virtual e Realidade Aumentada
60h
Presencial
Pré-requisitos
  • Computação Gráfica
Inovação em Negócios
60h
Presencial
Pré-requisitos
Projeto Temático VII em Tecnologias Digitais
40h
Presencial
Pré-requisitos
  • Programação Web
  • Programação para Dispositivos Móveis
  • Realidade Virtual e Realidade Aumentada
  • Projeto Temático VI em Tecnologias Digitais
Trabalho de Conclusão de Curso I
60h
Virtual
Pré-requisitos
  • Projeto Temático VI em Tecnologias Digitais
Empreendedorismo
60h
Presencial
Pré-requisitos
  • Inovação em Negócios
Tópicos Atuais em Tecnologias Digitais
60h
Presencial
Pré-requisitos
Trabalho de Conclusão de Curso II
60h
Virtual
Pré-requisitos
  • Trabalho de Conclusão de Curso I
Eletiva
60h
Presencial
Pré-requisitos
Eletiva
60h
Presencial
Pré-requisitos

Professores

Lattes

Titulação máxima: Doutorado em Ciência dos Materiais

Disciplinas ministradas:

  • Programação de Computadores II

Tempo de casa: 20 anos e 1 mês

Lattes

Titulação máxima: Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento

Disciplinas ministradas:

  • Empreendedorismo

Tempo de casa: 2 anos e 3 meses

Lattes

Titulação máxima: Mestrado em Administração

Disciplinas ministradas:

  • Empreendedorismo

Tempo de casa: 5 anos e 1 mês

Lattes

Titulação máxima: Especialização em Ciência da Computação

Disciplinas ministradas:

  • Fundamentos de Engenharia de Software

Tempo de casa: 27 anos e 7 meses

Lattes

Titulação máxima: Doutorado em Ciência da Computação

Disciplinas ministradas:

  • Tópicos Atuais em Tecnologias Digitais
  • Trabalho de Conclusão II

Tempo de casa: 22 anos e 1 mês

Lattes

Titulação máxima: Mestrado em Letras e Cultura

Disciplinas ministradas:

  • Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

Tempo de casa: 4 anos e 7 meses

Lattes

Titulação máxima: Doutorado em Educação

Disciplinas ministradas:

  • Modelagem Digital

Tempo de casa: 10 anos e 7 meses

Lattes

Titulação máxima: Mestrado em Educação

Disciplinas ministradas:

  • Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

Tempo de casa: 4 anos e 7 meses

Lattes

Titulação máxima: Doutorado em Ciência da Computação

Disciplinas ministradas:

  • Programação de Computadores II

Tempo de casa: 34 anos

Lattes

Titulação máxima: Doutorado em Administração

Disciplinas ministradas:

  • Empreendedorismo

Tempo de casa: 12 anos e 7 meses

Lattes

Titulação máxima: Doutorado em Engenharia

Disciplinas ministradas:

  • Empreendedorismo

Tempo de casa: 31 anos e 1 mês